sábado, 13 de novembro de 2010

Bloco Geometria: I'll Be Your Mistress!

Mais um trabalho finalizado para a pós. O bloco agora é o Geometria. E a atividade prática foi a seguinte:

b) Em várias obras estudadas nesse bloco, as formas geométricas se relacionam às formas do corpo humano, assumindo diferentes funções e sentidos em cada caso. Crie uma imagem onde se estabeleça uma relação entre a geometria e o corpo humano.

E para esta atividade, criei o projeto:


A seguir, o descritivo do projeto, assim como, o trabalho finalizado:
A Refeição, Fernand Léger, 1921



O lema agora é círculos, quadrados e triângulos. O lema é ‘geometrizar’.

E para esta atividade escolhi a segunda proposta: a ‘geometrização’ da figura humana. Assim, fui buscar as referências para o desenvolvimento deste projeto. Temos observado que o ‘nu’ é tema constante nas artes visuais (neste bloco, temos A Refeição de Léger como exemplo). E desejava trabalhar com este tema, mas não queria o nu óbvio, o tema nu é uma referência ao sexo, ao desejo carnal. E continuando nesta linha de pensamento, conectei as seguintes ideias: nu, sexo, órgãos sexuais, formas geométricas, Madonna, álbum Erotica, música Erotica.

Nossa, olhando assim, parece uma salada mista do ‘sem sentido’ com o ‘sem noção’. Mas tudo tem uma conexão, que levou ao projeto deste bloco.

Bem, o nu está conectado com o sexo. Sexo está conectado com órgãos sexuais. Esses estão conectados com suas representações geométricas - triângulo para a forma sexual feminina; retângulo e círculos para a forma sexual masculina. Ok, e Madonna, como ela entra nesta salada?

Sou fã da Madonna - fã de carteirinha - desde 1992 quando ela lançou o álbum Erotica, para mim, o melhor álbum dela. Um álbum totalmente conceitual que girava em torno do desejo sexual, do sexo. A música Erotica é uma das minhas favoritas do álbum.


Então, só foi conectar o tema sexo com o tema Erotica e surgiu o projeto I’ll Be Your Mistress.

E como apresentar todas estas ideias? O Construtivismo russo foi muito representativo pelos seus cartazes. Resolvi seguir este caminho e criar um cartaz no tamanho A2, utilizando o Adobe Illustrator para a sua criação.

O Processo

A foto: primeira etapa era escolher a foto da Madonna para ser ‘geometrizada’. Escolhi uma foto do vídeo de Erotica.


A ‘geometrização’: no Adobe Illustrator, desenhei as principais caracteristicas da foto, utilizando, principalmente, a forma triangular. Segue:





Início do processo de cores. Para a paleta de cores, trabalhei com os tons de cores do Movimento Internacional Suíco, no qual a variedade de cores era pouca. Para criar efeitos de tridimensionalidade e volume ao desenho, trabalhei com tonalidades diferenciadas de uma mesma cor.






Primeira etapa finalizada:


Os Símbolos Sexuais Geométricos: com a imagem da Madonna ‘geometrizada’, criei uma estrutura geométrica formada por triângulos, retângulos e círculos, representando as formas dos órgãos sexuais masculino e feminino.


O Pôster - parte 01: para a criação do poster, primeiro, peguei a imagem desenhada da Madonna e apliquei em diferentes posições (a diversidade das posições sexuais).


O Pôster - parte 02: Então, apliquei as formas geométricas sobre as “Madonnas”, de forma que o desenho aparecesse somente dentro das formas. Para esta fase, busquei referência no pôster USA Baut, de Max Bill, de 1945.

USA Baut, Max Bill, 1945





O Pôster - parte 03: para completar, peguei um trecho da letra da música de Erotica e apliquei no pôster, utilizando a fonte Haettenschweiler, fonte criada por Max Bill, um dos representantes do movimento internacional suíço. “A escola suíça, ou estilo tipográfico internacional, era conhecida por sua abordagem limpa, funcional e objetiva do design. A tipografia sem serifa expressava o espírito progressivo do estilo”1.


“Only the one that hurts you
Can make you feel better
Only the one that inflicts pain
Can take it away”2

O Pôster Finalizado:


Red Kisses,

Chris

1. Raimes, Jonathan. Design Retrô: 100 anos de design gráfico / Jonathan Raimes, Lakshimi Bhaskaran; tradução Claudio Carina - Ed. Senac São Paulo, 2007. Trecho, página 116.
2. Trecho da letra Erotica. Escrito e Produzido por Madonna e Shep Pettibone. Álbum Erotica, Warner Bros.
Postar um comentário