terça-feira, 23 de dezembro de 2014

//Algumas Palavras: Muito Além dos Seios!!!!



Nas últimas semanas, os seios de Madonna foram notícias em vários jornais do mundo todo. A maior parte delas, preconceituosas e burras. Foram poucos, os bons artigos que de fato escreviam sobre o belíssimo ensaio para a revista Interview e não apenas sobre o fato da Madonna estar com os seios de fora, aos 56 anos. Sério? Em pleno século 21, acho lamentável que a grande mídia foque toda a sua atenção aos seios da Madonna. Gente, em trinta anos de carreira, ainda não aprenderam que Madonna é para inteligentes. Os seios de fora são para os que visualizam os seios e neles, param. Será que ninguém se atentou para o fato de que existe um outro elemento nesta imagem, que é muito mais forte e, que para mim, em minha interpretação pessoal, tem uma mensagem maior? Gente, tem um livro na foto e não acredito que esteja lá a toa.

Quando vi o ensaio pela primeira vez, achei belíssimo, com cores fortes e marcantes. Não consegui captar de imediato a mensagem, tinha algo neste ensaio que ainda não estava completo. A peça chave. Então, na imagem acima, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o livro. Talvez pela capa vermelha, não sei. Mas me peguei pensando: “o que este livro está fazendo ali? Qual a intenção? Foi proposital ou apenas um livro qualquer para servir de elemento para a foto?”.

Na primeira foto que vi, não consegui visualizar o título do livro. Esperei por uma foto maior, na qual pude, finalmente, descobrir de qual livro se tratava: Cahiers Jean Cocteau 5. Não conhecia o autor, de forma que fui ao Google para buscar informações sobre ele e lendo a história dele, me surpreendi de tal forma, que poderia até afirmar que, de fato, ele não estava na foto por acidente. Madonna o colocou ali de propósito. Claro que esta é a minha interpretação sobre o porquê do livro fazer parte da imagem. Somente a própria Madonna poderia me dizer o real motivo. Mas como curioso e fã de carteirinha da Rainha do Pop, me permito dar a minha própria interpretação.

Mas antes, preciso falar um pouco sobre o Jean Cocteau.

Jean Cocteau foi um poeta, romancista, cineasta, designer, dramaturgo, ator, encenador de teatro francês e um grande inovador e revolucionário para a sua época. Um verdadeiro representante do Living for Love, dono de um verdadeiro Rebel Heart. Ele e sua mente nada tradicional transformaram a forma de se fazer teatro e poesia, tornando-se um dos artistas mais talentosos do século XX. Um camaleão no mundo das artes e fez tudo isso, sem esconder sua homo/bissexualidade e, em pleno início dos anos 1900, escreveu diversos artigos contra a homofobia. Entre as várias obras dele, a peça de teatro A Voz Humana, me chamou muito a atenção, pois acredito que foi esta obra que inspirou o ensaio da revista Interview. A peça está centralizada em uma única mulher, sozinha no palco que, ao telefone, fala sobre amor, perda, alegrias e dores.[1]

Voltando aos meus questionamentos. Ouso afirmar que Jean Cocteau foi o grande inspirador deste ensaio, que a obra A Voz Humana tem muito a ver com a direção de arte das imagens e que o livro é elemento presente justamente na foto onde Madonna mostra os seios para aqueles que entendem Madonna e não param nos seios, vão mais profundo. É como se Madonna quisesse afirmar: “você pode achar que estou querendo provocar colocando meus seios de fora, mas você já os viu antes, são apenas seios, os seios de uma mulher madura, não se prenda a eles, tem algo mais interessante nesta imagem. Tem um livro. O livro de um autor importante. Olha a história deste cara que em pleno século XX ousou revolucionar, ousou afirmar sua orientação sexual e condenar a homofobia. Prestem atenção na história dele e aprendam. Ele sim é um provocador. Um Rebel Heart”.

É!!!!! Quando o assunto for Madonna, lembrem-se: “sempre tem algo além dos seios”.

[1] Mais sobre Jean Cocteau pode ser encontrado no site oficial: http://www.jeancocteau.net e na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Cocteau

Red Kisses,

Chris, The Red


Nenhum comentário: