sábado, 2 de janeiro de 2016

//Portfolio: Konexio (identidade visual)

Criar a identidade visual da Konexio foi um grande desafio. Tudo começou quando o Gustavo e a Camila me procuraram para me contar da nova empresa que desejavam abrir. Uma empresa na área ambiental, mas que seria muito mais ampla que apenas o campo ambiental. Seria uma empresa para tratar de cinco áreas principais: fauna, flora, cidades, geoprocessamento e seres humanos. No entanto, eles não faziam ideia de como seria o nome deste novo empreendimento. Tudo que eles sabiam é que a palavra-guia deveria ser Inovadora.

PARTE 1: NAMING

Em nossas conversas, falamos bastante sobre como estas cinco áreas se entrelaçam, como tudo isto está conectado e foi a partir daí que surgiu as primeiras ideias referentes ao nome da empresa. Seja na natureza, nas cidades, no universo, tudo se conecta. Desde os mais microscópicos seres até os sistemas que nos rodeiam. Assim, a palavra-chave era Conexão. Em buscas diversas, surgiu o nome Konexio, que é a palavra conexão escrita em basco. Um nome simples, de fácil memorização e que simboliza toda a ideia essencial que a empresa queria transmitir.

E assim surgiu o nome deste novo empreendimento: Konexio

PARTE 2: IDENTIDADE VISUAL
GRADE

A etapa seguinte foi a criação da marca da Konexio. Que caminho seguir? Como trabalhar tão vastos elementos em um único símbolo? Como representar as cinco áreas em um único ícone e ainda atender a ideia de inovação pedido pela Camila e o Gustavo?

Foi em uma das minhas leituras que o caminho começou a surgir, lendo o artigo Identidade Dinâmica, do site Amenidades do Design, tomei conhecimento desta nova forma de se trabalhar a identidade de uma empresa e senti ali o que precisava para criar a identidade visual da Konexio. Aprofundando em meus estudos, encontrei outras referencias de identidades que seguem esta concepção, como a identidade do Moscow Design Museum, do MIT Media Lab, entre outros.

A premissa básica é a construção de uma grade, uma matriz, na qual são criados os ícones. A primeira ideia de grade tinha um aspecto mais retangular e não funcionou bem para a criação dos cinco ícones, cada um representando umas das áreas de negócio da Konexio: Gestão da Fauna, Gestão da Flora, Soluções Socioeconômicas, Soluções Geoespaciais e Inovações para o Homem.

Na segunda grade criada, busquei elementos mais orgânicos, circulares que representavam melhor o aspecto ambiental, de conexão, como linhas que se unem e conectam os diversos elementos.




ESBOÇOS

Com a grade criada, o próximo passo foi identificar que elemento seria o representante de cada área.




ÍCONES







LETTERING
Para a parte textual, optei pela fonte Azo Sans, com algumas intervenções na letra K. Utilizei a mesma tipografia para escrever o slogan "Inteligência & Sustentabilidade".




CONJUNTO DE MARCAS

Com ícones e lettering criados, o conjunto de marcas foi desenvolvido.














ASSINATURA COMPLETA

Além da possibilidade de uso individual de cada ícone, há a versão de assinatura completa.


________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Red Kisses,

Chris, The Red


Postar um comentário