quarta-feira, 1 de junho de 2011

//Pós-Graduação: Atividade Prática 12: As Cinco Cores do Sexo

Proposta

Muitas das obras que estudamos até aqui abordam, cada qual à sua maneira, questões relacionadas ao corpo humano. Vimos, por exemplo, como os trabalhos minimalistas e a land art envolvem a presença física e a percepção espacial do espectador; como o neoconcretismo brasileiro explora os sentidos corporais do tato e do movimento; e como diversos estilistas e designers reavaliaram a relação entre o corpo e os materiais, formas e conceitos de roupas ou objetos. Além disso, o texto de Charbelly Estrella deixa claro que o agenciamento social do corpo sempre abarca questões bem mais profundas do que a simples proteção física. 

Agora, desenvolva um trabalho tomando como ponto de partida uma questão relacionada ao corpo, que pode ou não ser ligada ao vestuário.

Reflita: que significados você atribui ao corpo? Pense na importância do corpo nas artes visuais, não somente como tema e objeto, mas também como núcleo sensorial que propicia todas as nossas experiências espaciais e temporais.

Para realizar seu trabalho, você pode empregar quaisquer recursos ou linguagens e, se quiser, pode interpretar uma dessas sugestões:

a escala humana – a relação entre as dimensões do corpo e dos demais objetos;

os sentidos (tato, olfato, audição, paladar, visão); 

o envelhecimento;

os discursos e valores culturais relacionados ao corpo, suas imagens e representações;

as interações entre os corpos;

as relações entre interior e exterior mediadas pela pele;

os processos orgânicos internos (digestão, circulação, respiração, transpiração, etc.).

Seu trabalho terá como referência um grupo de três a cinco obras, de qualquer linguagem ou campo de criação visual, que você vai pesquisar e selecionar nos materiais do curso, na Internet ou em outras fontes de seu interesse. Defina a sua questão a partir de diálogos com essas obras de referência e prepare a sua apresentação visual, que ocorrerá no próximo encontro presencial do curso. Além disso, elabore um texto, com no máximo duas laudas de extensão, que exponha e explique a sua questão, bem como a interpretação visual que dela realizou.

Nesse mesmo texto, comente as relações que estabeleceu entre as obras de referência escolhidas e o trabalho criado e envie. 

Resposta



O “nu” é elemento constante nas artes visuais. Desde a famosa estátua Vênus de Milo, datada de cerca de 130 a.C., passando pela obra de Botticelli, o Nascimento de Vênus, de 1483 [1]. Seguindo pelas obras de Picasso e Dalí; chegando às obras fotográficas de Mario Testino. Observamos também o nu no filme de Man Ray, Le Retour à la Raison, de 1923, estudado no Módulo 1, Bloco Sinuosidade. Em todos os tempos, o fascínio pelo corpo humano foi inspiração para diversos artistas.

 Criar tendo o corpo humano como temática é entrar em um mundo de diversas possibilidades e combinações. Então, busquei para esta atividade prática unir 3 elementos: os cinco sentidos + sexo + cor

Uma das principais conexões do corpo humano é com o sexo, o desejo, o prazer. E nada melhor do que fazer esta mistura do corpo com os sentidos com o sexo. Por que?

Como bem cita a Carla Cecarello em seu blog: “Poucas pessoas sabem usar plenamente os cinco sentidos na hora do amor e do sexo. Tanto homens como mulheres muitas vezes esquecem que os órgãos de percepção (tato, paladar, olfato, audição e visão) são capazes de perceber as mudanças de sensações e de envolvimento que recebem e transmitem durante a relação sexual”[2]. Nosso corpo é provido de diversos pontos sensoriais e os cinco sentidos são um importante ponte para ativarmos estes pontos na hora, não apenas do sexo, mas de conhecimento do nosso próprio corpo.

“Sexo é uma atividade sensorial que envolve os cinco sentidos, sentidos esses que fazem a comunicação do nosso mundo interior com o exterior. Nada chega ao intelecto sem passar pelos sentidos; qualquer toque, cheiro, som, visão ou gosto têm uma interpretação em nosso cérebro”[3]. E então, tudo se conecta; o corpo, os sentidos, a alma. Tem dois trechos do livro do Paulo Coelho, Brida, que diz o seguinte sobre esta conexão:

Primeiro trecho: “Quando estamos na cama com alguém, estamos a consentir que essa pessoa comungue não apenas com o nosso corpo mas com toda a nossa personalidade. São as forças puras da vida que se comunicam, independentemente de nós - e, então, não podemos esconder quem somos”[4].

Segundo Trecho: “Toda a relação do homem com o mundo se faz através dos cinco sentidos. Mergulhar no mundo da magia é descobrir sentidos desconhecidos - e o sexo nos empurra para algumas dessas portas”[5].

Então, nosso corpo está conectado diretamente com o sexo e este, por sua vez, com os cinco sentidos. Assim, o meu objetivo nesta atividade prática é mostrar por meio de 5 telas, os cinco sentidos associados ao desejo, ao sexo, representado nas telas pelo corpo nu masculino. Para isso, cada tela apresentará um dos sentidos e em cada uma delas, haverá uma cor predominante representando este sentido.

Para escolher a cor de cada tela, realizei uma pesquisa com 20 homossexuais masculinos, para descobrir a cor que eles associam a cada um dos sentidos em relação ao sexo. A pergunta: que cor você associa a cada um dos cinco sentidos (visão, paladar, audição, olfato e tato) em relação ao sexo, ao desejo?

O resultado foi o seguinte:

- Visão: azul
- Paladar: vermelho
- Audição: amarelo
- Olfato: verde
- Tato: marrom


Lente de óculos
Para a criação das telas, realizei um ensaio fotográfico com um modelo.

Após o ensaio, selecionei as melhores fotos e as separei em cinco grupos. 

Com o ADOBE LIGHTROOM, tratei as imagens e depois, no ADOBE PHOTOSHOP, criei cada uma das telas. 

No caso de algumas fotos utilizadas para a tela A Cor do Paladar, a cor vermelha foi conseguida com o uso de uma lente de óculos vermelha colocada diante da câmera na hora do ensaio fotográfico e não por um software.

Como as telas têm nudez e é proibida para menores de 18 anos, apresento apenas imagens de detalhes das telas.

AS TELAS (DETALHES)

A Cor da Visão




A Cor do Paladar




A Cor da Audição




A Cor do Olfato




A Cor do Tato


 [As telas completas podem ser vistas aqui.] 


Notas de Rodapé:

[1] Provável data da obra
[2] Disponível em http://falandonaquilo.blogtv.uol.com.br/2009/02/09/os-cinco-sentidos-do-prazer. Acesso em 13 de maio de 2011.
[3] Disponível em http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_38/2011/04/15/ficha_mundoela_saude/id_sessao=38&id_noticia=37471/ficha_mundoela_saude.shtml. Acesso em 13 de maio de 2011.
[4] Coelho, Paulo, 1947- .Brida/Paulo Coelho - Rio de Janeiro: Rocco. 1990. Página 154-155.
[5] Coelho, Paulo, 1947- .Brida/Paulo Coelho - Rio de Janeiro: Rocco. 1990. Página 164-165.


Red Kisses,

Chris, The Red


Nenhum comentário: