sábado, 25 de junho de 2011

//Pós-Graduação: TCC - Deconstructing Women

Finalmente, estou na etapa final da minhas pós-graduação em Artes Visuais. Nestes meses de junho e julho, estarei com a maior parte da minha atenção voltada para a criação do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Meu trabalho tem como tema principal a luta da mulher pela igualdade dos direitos. Neste intuito, selecionei 25 mulheres que que lutaram e lutam para quebrar as regras de um mundo culturalmente masculino. Mulheres dos mais diferentes campos de atuação que eternizaram seu nome na história da humanidade. Foi difícil a seleção final, mas busquei 25 mulheres que com o seu trabalho, seus ideiais fizeram, de alguma forma, diferença no mundo, na conquista pelo espaço da mulher.

Na seleção final, estão:

  1. Zulmirene de Sousa (pedagoga e minha mãe)
  2. Coco Chanel (estilista)
  3. Madonna (cantora)
  4. Marilyn Monroe (atriz)
  5. Frida Kahlo (pintora)
  6. Indira Gandhi (primeira-ministra da Índia)
  7. Tarsila do Amaral (pintora)
  8. Diane Arbus (fotógrafa)
  9. Fernanda Montenegro (atriz)
  10. Carmem Miranda (atriz e cantora)
  11. Margaret Thatcher (política)
  12. Madre Teresa de Calcutá (missionária)
  13. Dilma Rousseff (presidenta do Brasil)
  14. Clarice Lispector (escritora e jornalista)
  15. Gisele Bündchen (modelo)
  16. Pagu (escritora e jornalista)
  17. Anna Wintour (editora-chefe e jornalista)
  18. Leila Diniz (atriz)
  19. Elza Soares (cantora)
  20. Camille Claudel (escultora)
  21. Bidu Sayão (cantora lírica)
  22. Tomie Ohtake (pintora)
  23. Graça Machel (política e ativista dos direitos humanos)
  24. Oprah Winfrey (apresentadora)
  25. Maria da Penha (farmacêutica)

Ao final do trabalho, estas 25 mulheres estarão representadas em 25 pôsteres criados por mim, que farão parte do projeto:


A parte teórica já está quase no final e alguns esboços de algumas mulheres já tiveram início.

Coco Chanel
Em agosto, será a apresentação para a banca. Meses turbulentos pela frente.

Red Kisses,

Chris, The Red

Nenhum comentário: