quarta-feira, 27 de julho de 2011

//Pós-Graduação: Apresentação TCC - Deconstructing Women

A etapa final da minha pós em Artes Visuais está chegando. Segue o convite para a apresentação do meu TCC.

Quem puder ir, aparece por lá!


Resumo do meu trabalho:

Este trabalho mostra como a arte pode ser um agente transformador e ter um papel social crítico amplo e pertinente. Para desenvolver tal objetivo, tem como tema a luta da mulher por direitos iguais, tendo em vista as diversas formas de preconceitos ainda vivenciadas por elas. Estudos realizados pela Organização das Nações Unidas e disponível no relatório The World’s Women 2010 - Trends and Statistics observam a prática nos mais diversos campos: educação, trabalho, em casa, entre outros.

Para chamar atenção a este assunto, 25 pôsteres foram criados. Em cada um deles, uma homenagem a uma mulher que se destacou em sua área de atuação e transformou a sua história e a sociedade. Os cartazes foram criados utilizando-se de duas técnicas: a arte digital e a xilogravura. Esta pelas raízes milenares que nela vivem e aquela pela conexão com o mundo moderno. Na arte digital, foram utilizados programas de computadores para a criação dos rostos femininos e os desenhos de fundo. Com a técnica da xilogravura, carimbos que foram gravados sobre os elementos criados no computador e já previamente impressos. 

Como suporte para as obras, foi escolhido o pôster, peça gráfica de extrema importância para história da arte e da humanidade. Entre os diversos movimentos artísticos, dois influenciaram o processo de criação visual: a Pop Art e a Street Art. Ao final, o trabalho une harmoniosamente todas as funções desejadas: ser crítico, trazer um tema de extrema relevância ao cenário atual, ser artístico e, ainda, prestar homenagem a grandes mulheres da história.

Red Kisses,

Chris, The Red

Nenhum comentário: