sábado, 4 de setembro de 2010

Um artista que foi mais popular que pop!

Mês passado, estive em São Paulo e tive a oportunidade de ver a exposição "Selected Works", na Caixa Cultural, com trabalhos, textos e objetos pessoais do artista americano Keith Haring.


Keith foi artista que transformou sua arte em realmente popular, ultrapassando as definições da pop art. ele estreitou o acesso às suas artes e, mesmo depois do sucesso, continou a criar obras nas ruas dos países por onde passava, inclusive, no Brasil.


As obras de Haring estão totalmente conectadas com o grafitti das ruas de NY. Uma marca importante das suas obras é o uso das cores, marca de suas obras, na maior parte marcadas por cores coloridas e vivas. Suas obras são vivas, cheias de uma intensidade e humanidade que poucos artistas conseguiram alcançar.


Ele foi um artista que foi descoberto nas ruas de NY e nas ruas continuou, criando obras em muros de diversas cidades, como o mural em Pisa, Itália, intitulado TuttoMondo, uma "ode" à paz mundial.

Imagem: Flirck - LtSebastino 
Haring deixou este mundo muito cedo, aos 31 anos de idade, vítima do vírus HIV. Mas nos seus poucos anos de vida, ele deixou um legado de obras que ficaram e ficarão no imaginário das pessoas que tiveram ou terão oportunidade de conhecê-las. Tive esta felicidade de estar em conexão com este artista, por meio de suas obras, e vivenciar e sentir os desejos de um artista que viveu intensamente e soube, como poucos, ser um artista de fato popular.


Infelizmente, não era permitido tirar fotos da exposição. Tirei apenas uma na entrada da exposição (abaixo). Então, as fotos das obras abaixo foram selecionadas no Google.


Obras:




Grace Jones e Madonna foram amigas de Haring. Com Grace Jones, ele participou do vídeo de I'm Not Perfect, onde ele criou uma grande saia para ela:


E Madonna prestou uma homenagem ao amigo, em sua última turnê, Sticky & Sweet Tour, com o vídeo criado com as obras do Keith para a apresentação da música Into The Groove.


Para conhecer mais sobre sua obra, visite o site: http://www.haring.com
Red Kisses,
Chris (Em Teresina)

Nenhum comentário: