Oi, pessoal
Alguns posts atrás, mencionei que adquiri o livro Design Retrô: 100 anos de design gráfico, da Editora Senac. Então, farei uma série de postagens sobre o que tenho lido no livro, sobre os movimentos, seus representantes, obras e também minhas representações destes movimentos.
Começarei com os anos 20, deixando claro que não estou seguindo a ordem do livro. Vários movimentos tomaram forma nos anos pós-guerra. Entre eles, o Bahaus, Dadaísmo e o Construtivismo. Hoje, focarei no movimento Fotomontagem e em um dos seus representantes principais: John Heartfield.
A fotomontagem, técnica introduzida pelos dadaístas alemães, é baseada principalmente no uso de imagens.
"... essas montagens dadaístas eram frequentemente feitas de fotografias justapostas e textos de jornal usadas como capas e ilustrações de revistas."
John Heartfield, um destes dadaístas da Alemanha, teve uma grande participação na consolidação deste novo estilo de trabalhar com imagens. E foi mais, utilizou suas obras em busca de representações artísticas e políticas, atacando diretamente a ditadura de Hitler e o Nazismo. Juntamente com George Grosz, fundou a revista satírica Die Pleite. Participou ainda de duas publicações comunistas: Die Rote Fahne e Arbeiter-Illustrierte-Zeitung (AIZ).
Como mencionei, suas obras traziam uma mensagem contra a propaganda nazista e Hitler, de forma, que grande parte de seus trabalhos traziam a imagem de Hitler de forma satírica. Entre elas, está a obra Hurrah, Die Butter ist Alle! (Hurray, the butter is gone!), de 1935.
Outras obras dele:
03: Adolf The Superman Swallows and Spouts Junk / 04: As In The Middle Ages.. So In the Third Reich
Red Kisses,
Chris ("No matter what they tell us. No matter what they do. No matter what they teach us. What we believe is true")
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