terça-feira, 18 de maio de 2010

Fotomontagem Parte 1: John Heartfield


Oi, pessoal

Alguns posts atrás, mencionei que adquiri o livro Design Retrô: 100 anos de design gráfico, da Editora Senac. Então, farei uma série de postagens sobre o que tenho lido no livro, sobre os movimentos, seus representantes, obras e também minhas representações destes movimentos.


Começarei com os anos 20, deixando claro que não estou seguindo a ordem do livro. Vários movimentos tomaram forma nos anos pós-guerra. Entre eles, o Bahaus, Dadaísmo e o Construtivismo. Hoje, focarei no movimento Fotomontagem e em um dos seus representantes principais: John Heartfield.

A fotomontagem, técnica introduzida pelos dadaístas alemães, é baseada principalmente no uso de imagens.

"... essas montagens dadaístas eram frequentemente feitas de fotografias justapostas e textos de jornal usadas como capas e ilustrações de revistas."

John Heartfield, um destes dadaístas da Alemanha, teve uma grande participação na consolidação deste novo estilo de trabalhar com imagens. E foi mais, utilizou suas obras em busca de representações artísticas e políticas, atacando diretamente a ditadura de Hitler e o Nazismo. Juntamente com George Grosz, fundou a revista satírica Die Pleite. Participou ainda de duas publicações comunistas: Die Rote Fahne e Arbeiter-Illustrierte-Zeitung (AIZ).

Como mencionei, suas obras traziam uma mensagem contra a propaganda nazista e Hitler, de forma, que grande parte de seus trabalhos traziam a imagem de Hitler de forma satírica. Entre elas, está a obra Hurrah, Die Butter ist Alle! (Hurray, the butter is gone!), de 1935.


Outras obras dele:

01: The Hand has 5 fingers / 02: Blood and Iron

03: Adolf The Superman Swallows and Spouts Junk / 04: As In The Middle Ages.. So In the Third Reich


05: Yesterday and Today / 06: Arena

Red Kisses,

Chris ("No matter what they tell us. No matter what they do. No matter what they teach us. What we believe is true")

Fontes: Design Retrô - 100 anos de design gráfico, Wikipedia e Towson University.

Nenhum comentário: