terça-feira, 4 de maio de 2010

Just One Makes Difference

O planeta precisa cada vez mais que o ser humano torne-se mais consciente com relação ao uso dos nossos bens, por exemplo, a Água. E o tema do 3º Desafio de Design Computer Arts foi exatamente sobre o uso racional da água. E mais uma vez, estou participando do desafio com o cartaz "Just One Makes Difference":

Para ver minha peça no site do desafio, clique aqui.

O processo de inspiração para a criação do cartaz começou quando ouvi a seguinte frase em uma conferência: "uma gota é importante" e esta frase resume exatamente o que penso sobre usar a água de forma racional. Muitas vezes, deixamos o chuveiro ligado enquanto nos ensaboamos, a torneira pigando, a magueira ligada ao lavar o carro e tudo isso é um desperdício muito grande de um recurso que sabemos não é mais infinito. Então, cada gota salva, economizada torna-se essencial para a preservação da água.

Com a ideia do que gostaria de representar no meu cartaz para o desafio, pensei em que técnica utilizaria. Optei por trabalhar com carvão, lápis de cor e design digital.

Em uma folha A3, desenhei a gota com carvão. Depois, a colori com lápis de cor:


Terminado esta primeira etapa, digitalizei o desenho e no Photoshop, trabalhei com alguns adjustments para brincar com o efeito de cores azul, verde e preto. As duas primeiras, pois são as cores que representam a água e o preto como uma previsão do que pode acontecer se não começarmos a ser racionais.

Também foi no Photoshop que apliquei a frase "Just One Makes Difference". E aí, achando que teria chegado ao resultado final, pensei mais e percebi que não é apenas uma gota que faz diferença, mas também o indivíduo, cada pessoa que se conscientiza, faz a diferença. Não podemos esperar que o outro faça, para fazermos, todos precisam fazer e cada um é importante. Mas como trazer esta ideia para o cartaz. Foi aí que veio a ideia dos blocos, como representações de cada indivíduo.

Assim, peguei a imagem no photoshop e a dividi em 100 pedaços. No Illustrator, desenhei o cubo e após duplicá-lo 100 x, apliquei os 100 pedaços do desenho em cada cubo.

Cada cubo, junto, forma a imagem da gota. E assim, criei o cartaz para o 3º Desfio de Design Computer Arts.

(replay: Para ver minha peça no site do desafio, clique aqui.)

Red Kisses,

Chris ("Uma gota é importante")

Postar um comentário