segunda-feira, 16 de setembro de 2013

//Fotos e Viagens: São Paulo e Sebastião Salgado

Este fim de semana, estive em São Paulo e fiz de tudo que eu gosto um pouco. Revi amigos, conheci novas pessoas, fui a várias exposições, ao teatro, fiz compras, comi em ótimos restaurante com companhias maravilhosas.

Durante esta semana, escreverei e trarei fotos de alguns destes momentos. Entre as várias exposições, começo trazendo fotos da que visitei no Sesc Belenzinho, Genesis, do aclamado fotógrafo Sebastião Salgado.  Como nas séries anteriores, SS apresenta uma série de fotos capturadas nos cantos mais remotos do nosso planeta, lugares em que a natureza e os homens vivem em harmonia, assim como, desde o dia em que foram criados, daí o nome Genesis. A marca característica de suas imagens, todas trabalhadas em preto e branco,  com fortes contrastes de luz.



A série é magnifica. No entanto, dois detalhes técnicos me incomodaram bastante. Na primeira parte da exposição, que fica do lado de fora, a estrutura montada para as fotos tem na parte acima, uma barra de ferro para sustentar as luminárias que iluminam as fotos durante o período da noite. O problema é que durante o dia, esta barra de ferro faz sombra sobre as fotos e isto não é legal (como na imagem acima). A iluminação poderia ter sido feita de baixo para cima. O segundo problema, que acontece tanto na parte externa quanto nas galerias, é o vidro utilizado na moldura das fotos. O vidro não é anti-reflexo, ou seja, tudo que está na parede oposta e em frente a imagem é refletido no vidro (como na imagem abaixo). Não custa nada a produção técnica ficar atenta a estes detalhes, ainda mais, para uma exposição tão grandiosa e com imagens exuberantes.











Veja mais fotos aqui.

Red Kisses,

Chris, The Red


Nenhum comentário: