terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brincadeira de Criança

O último bloco da pós-graduação era com o tema Montagem e, como já mencionado aqui, em todo bloco tem uma atividade prática para entregar. Neste bloco, retornei aos meus tempos de criança e criei o projeto Brincadeira de Criança. A seguir, o descrito do projeto e fotos do projeto:



“Brincadeira de criança, como é bom”

O trecho acima é de uma música de um grupo musical que traduz exatamente a sensação que tive lendo os textos e as participações no fórum deste bloco. Os trabalhos de fotomontagem, colagem desconexas, trabalhos com diferentes materiais e formas me remeteram à minha infância, quando eu brincava com papéis coloridos e cola. Quando eu criava meus próprios brinquedos.

Desde criança, eu já brincava com o tema deste bloco, Montagem. E foi com este saudoso momento da minha vida que resolvi criar o trabalho prático deste bloco.

Quando criança, minha mãe brincava comigo de criar brinquedos, de cortar, de colar e como próximo dia 12 de outubro, é dia das crianças, me senti no espírito de voltar a minha infância e criar um brinquedo para a minha afilhada.

E a criança dentro de mim, queria que o trabalho tivesse esta ideia de uma criança brincando, criando, que não se preocupa se as formas estão perfeitas, o mais importante são as cores, é se divertir. Olha aí, a essência dadaísta.

E assim, comecei a idealizar um brinquedo com papéis coloridos, onde minha afilhada poderá brincar a vontade, sem limites para a imaginação. Queria algo feito com materiais que não apenas minha afilhada poderá brincar, mas que qualquer criança poderá construir. Plantar nas crianças o espírito de criar os próprios brinquedos, como nós fazíamos na nossa infância e que se perdeu nos tempos de hoje.

Acredito que seja estes um dos nossos papéis enquanto seres criadores, que trabalham com a arte: resgatar estas brincadeiras, incentivando o espírito criador e inovador.

E assim, tomou forma o projeto Brincadeira de criança.

O projeto é uma instalação-brinquedo, que minha afilhada poderá, além de mexer no que já está construído, aumentar com suas próprias criações. Após a apresentação presencial, eu enviarei o brinquedo para ela junto com uma resma de papéis coloridos para ela brincar com os amiguinhos e os pais.

O brinquedo é uma estrutura com canos e fios onde nuvens, montanhas, estrelas, pássaros e borboletas movem-se a vontade: uma colagem flutuante.











Red Kisses,

Chris

Nenhum comentário: