Não comentei ainda aqui no blog anterior, mas este semestre, iniciei uma segunda graduação em Design Gráfico. Então, daqui em diante, algumas postagens serão referentes aos trabalhos que desenvolverei para o curso. Para começar:
Disciplina: Introdução ao Design
Trabalho Prático n.01Objetivo: Criar um cartaz utilizando os recursos visuais que caracterizam o estilo Art Nouveau.
Tema: O Cerrado de Brasília
Formato: A4 vertical
Sobre Art Nouveau
Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo, e que interessa mais de perto às Artes Aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras. O termo tem origem na galeria parisiense L'Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. O projeto de redecoração da casa de Bing por arquitetos e designers modernos é apresentado na Exposição Universal de Paris de 1900, Art Nouveau Bing, conferindo visibilidade e reconhecimento internacional ao movimento. A designação modern style, amplamente utilizada na França, reflete as raízes inglesas do novo estilo ornamental. O movimento social e estético inglês Arts and Crafts, liderado por William Morris (1834-1896), está nas origens do art nouveau ao atenuar as fronteiras entre belas-artes e artesanato pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, e pela recuperação do ideal de produção coletiva, segundo o modelo das guildas medievais. O art nouveau dialoga mais decididamente com a produção industrial em série. Os novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento), assim como são valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. Nesse sentido, o estilo acompanha de perto os rastros da industrialização e o fortalecimento da burguesia.
O art nouveau se insere no coração da sociedade moderna, reagindo ao historicismo da Arte Acadêmica do século XIX e ao sentimentalismo e expressões líricas dos românticos, e visa adaptar-se à vida cotidiana, às mudanças sociais e ao ritmo acelerado da vida moderna. Mas sua adesão à lógica industrial e à sociedade de massas se dá pela subversão de certos princípios básicos à produção em série, que tende aos materiais industrializáveis e ao acabamento menos sofisticado. A "arte nova" revaloriza a beleza, colocando-a ao alcance de todos, pela articulação estreita entre arte e indústria.
A fonte de inspiração primeira dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando os contornos das formas e o sentido da construção.
Sobre o Trabalho
Para a construção deste trabalho, busquei nos maravilhosos ipês de Brasília, o elemento principal para a minha composição. A partir de uma foto clicada por mim de um Ipê ao lado da Caixa Cultural, desenhei os primeiros traços do pôster, utilizando o Adobe Illustrator. Com todos os traços criados, comecei a aplicação da cores, utilizando o padrão cromático indicado no livro Design Retrô - 100 anos de design gráfico, de Jonathan Raimes e Lakshmi Bhaskaran, página 24.
Para a parte textual, utilizei um poema encontrado na internet, no site
Brasília Poética, de Luciano Brasil. Utilizando para o título, a fonte Rivanna com algumas adaptações feitas por mim e para a o texto, a fonte Trinigan.
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Photo by Chris, The Red. Brasília-DF |
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Processo |
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Traços do Pôster |
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O Pôster |
Red Kisses,
Chris, The Red
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