sábado, 3 de julho de 2010

Caminhando pela Arte Moderna

Quando estamos: Segunda metade do século XX

Chegamos a terceira aula do curso de Introdução a Arte Moderna e Contemporânea. A arte moderna está totalmente inserida no sistema, com a proliferação de vários 'ismos' mas sem o mesmo impacto das primeiras escolas da vanguarda histórica, como surrealismo e o cubismo.

O mundo passa por diversas transformações e a Europa deixa de ser o centro do campo das artes. Novos atores começam a fazer parte do sistema e das artes, como EUA, México e o próprio Brasil. A revolução industrial está totalmente consolidade. O espaço do início da Primeira Guerra até o fim da Segunda é um espaço importante para a evolução das artes. Com o fim da guerra, uma nova mentalidade se faz presente - zeitgeist.

Entender os caminhos da Arte Moderna é entender a história do período de Guerras e o período pós-guerras.

Neste tempo, temos o Expressionismo Abstrato e aí, os EUA entram como foco no campo das Artes (anos 40-50).

Kooning

Kline

Minimalismo: Minimal Art (elementos geométricos)

Reinhardt

Op Art (arte com efeitos óticos)

Vazarely


Vasarely

Arte Cinética, com o maior de seu representantes, Calder.

Calder

Calder

Todos estes movimentos acima apareceram nos anos 50, no pós-guerra.

A arte dos anos 60 tem muito a ver com as revoluções que acontecem neste período. A política entra como tema nas artes dos anos 60. A cultura do rock se mistura à arte. A Arte Pop faz parte deste período, apesar de ter surgido nos anos 50, mas sua grande manifestação se fez nos anos 60.

A Arte Pop está ligado aos temas da cultura de massa, à indústria e meios de comunicação de massa.

Andy Wharol
Lichtenstein

A arte pop faz o uso muito profundo da ideia do Kitsch. Na Arte Pop, o Erotismo se faz de forma mais forte, com fetiches. Diferente do surrealismo, que trabalhou o tema sexo, mas de forma mais subjetiva.

Richard Hamilton

Johns

Arte Povera, fim dos anos 60 para início dos anos 70, trabalha com materiais brutos. Pegar materiais pobres e reinseri-lo em novo ambiente, conceito.

Pistolleto

Kounellis

Por hoje é só, pessoal!!!!

Red Kisses,

Chris (Argetina vai para casa - risos)

Nenhum comentário: